-Poeta -
Adão Wons
Adão Wons é natural da cidade de Cotiporã-RS Poeta escritor, ativista cultural, ambientalista, tradutor e jurado de concursos literários. Suas atividades culturais abrangem a Cultura, a Literatura mundial, a divulgação do potencial turístico da cidade, a preservação da natureza, a conscientização do meio ambiente e da Paz mundial.
Autor da obra, Transparências – Evidências da vida e da alma, onde teve seu lançamento em 2014 em várias Feiras de Livros, na 60ª Feira do livro de Porto Alegre, e outras feiras de livros pelo estado do Rio Grande do Sul.
Foi Autor homenageado da Feira do livro de Cotiporã em 2013 e Patrono da Feira do livro de Cotiporã 2017. Pertencendo a inúmeras entidades culturais com os títulos entre elas: Imortal e correspondente da Academia de Letras do Brasil - pela seccional da Suíça e do Estado do Rio Grande do Sul. Membro da associação IWA- International Writers & Artists Association – Ohio - USA, Acadêmico na Accademia Internazionale Il Convivio na Itália, Embaixador Universal da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paz - Suiça / França, Membro do movimento Poetas Del Mundo - Santiago /Chile. Membro da Unión Hispanomundial de Escritores. UHE – Lima / Peru. Membro Sociedad Venezolana de Arte Internacional – Caracas /Venezuela. Acadêmico Presidente, Delegado cultural no Brasil da Accademia Internazionale Arte e Cultura de Belle Arti, Lettere e Scienze Michelangelo Angrisani – Itália – Representante regional da FEBAC – Federação Brasileira de Alternativos Culturais – São Paulo. Membro efetivo da Sociedade Partenon Literário – Porto Alegre-RS. Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni – Minas Gerais. Membro correspondente da Academia Cruz Altense de Letras – Cruz Alta- RS. Membro correspondente ocupando a cadeira nº 59 da ALPAS 21 Academia Internacional de Letras e Ciências a palavra do Século 21, tendo como patrono da cadeira o poeta Mansueto Bernardi- Cruz Alta - RS. Sócio efetivo do GREBAL- Grêmio Barramansense de Letras - Rio de Janeiro. Sócio representante Internacional da SADE - Sociedade Argentina de escritores- Buenos Aires – Argentina sob Credencial de nº171. Acadêmico da ALERS - Academia de Artes Literárias do Rio Grande do Sul. Membro Honorário de Maison Naaman pour la Culture do Líbano.
Editor e produtor do fanzine Cotiporã Cultural, onde teve reconhecimento pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no Prêmio Pioneiras da Ecologia 2014 pela consciencialização da sustentabilidade e preservação da natureza. Divulgador de novos talentos e atuais na cena literária mundial. Mantém um intercâmbio cultural com escritores, poetas, jornalistas e com instituições de cultura no Brasil e no mundo. O Cotiporã Cultural circula praticamente em todos os estados do País e por várias cidades e países pelo mundo como: Estados Unidos, Cuba, Inglaterra, Suíça, China, Itália, França, Argentina, Chile, Espanha, Grécia, Portugal, Ilha de Chipre, Japão, China. A entrega se da pela Agência de correios ou por e-mail onde o leitor pode fazer sua leitura. Onde recebeu pelo trabalho de divulgação de poetas da IWA- International Writers & Artists Association reconhecimento como, IWA Prizes “The best” of the year 2017.
Premiado internacionalmente em certames inúmeras vezes com seus poemas em várias regiões da Itália, França, Argentina, Austrália e em vários estados no Brasil. Participa de Antologias Internacionais, em países como: Argentina, Estados Unidos, Austrália, Itália, Líbano e pelos estados do Brasil. Seus poemas já foram traduzidos em inglês, francês, espanhol, italiano, grego e russo e publicados em inúmeros jornais, alternativos culturais no Brasil e pelo mundo.
Recebe convites para eventos culturais, tais como salões de livros, feiras e congressos no mundo.
Sua poesia, segundo críticos se baseia em sentimentos, natureza, alguns relatam que sua poesia é como quadros de Da Vinci retratando belezas e a região onde vivi.
A lua sempre me visita no meu quarto pela janela.
Adão Wons
Os grandes guerreiros são aqueles que enfrentam as maiores batalhas.
Adão Wons